5 tendências tecnológicas para postos de combustíveis que você precisa conhecer

5 tendências tecnológicas para postos de combustíveis que você precisa conhecer

Conheça agora as 5 tendências tecnológicas para postos de combustíveis essenciais para o crescimento do seu negócio!

Todos sabemos da importância da tecnologia nos processos e operações dos postos de combustíveis, assim como no varejo em geral.

Inovações tecnológicas que vão desde o controle financeiro até uma gestão eficiente do cadastro de clientes, são essenciais para qualquer negócio que se inicie hoje em dia.

No entanto, o que poucos donos de posts de combustíveis é que a tecnologia também tem se tornado um grande atrativo para o consumidor.

tendências tecnológicas para postos de combustíveis

Ter um posto conectado com as novidades, tech e inovador hoje pode até ser um diferencial, mas muito em breve será questão de “sobrevivência” dentro um mercado tão competitivo como o de postos de gasolina.

Por isso trouxemos as 5 principais tendências tecnológicas para postos de combustíveis que estão revolucionando o mercado e que você deve começar a implementar o quanto antes no seu negócio.

São elas:

1. Espaço de conveniência multifuncional

Quem tem posto de combustível sabe muito bem que a margem de lucro nos combustíveis não é lá essas coisas todas.

Por isso mesmo, uma estratégia comum para driblar esse problema é aproveitar a grande circulação de pessoas e consumidores para oferecer serviços (complementares ou não) ou ter uma loja de conveniência, cujos serviços ou produtos garantem uma margem de lucro muito maior.

tendências tecnológicas para postos de combustíveis

Nos Estados Unidos, um exemplo desse tipo de conceito é a empresa de paradas de caminhão Pilot Flying J. Uma empresa que também não conta com uma margem de lucro tão alta com a venda de combustíveis, mas aproveita seu posicionamento estratégico para maximizar sua receita com serviços de conveniência, manutenção de caminhões e outros.

Parece comum, não é mesmo? Mas o que essa empresa fez, na verdade, foi investir na excelência de seus ambientes e serviços, transformando o local em um “verdadeiro oásis” para os caminhoneiros transitantes.

Isso lhe rendeu ser comprada pelo grupo de investimentos de um dos maiores bilonários do mundo, Warren Buffett.

É ai que entra o modelo de loja e conveniência multifuncional.

A grande sacada aqui é inovar nos tipos de serviços oferecidos nesses ambientes.

Os postos estão evoluindo os espaços de conveniência para diversos serviços agregados, desde restaurantes até lavanderias, drogarias e outros, realmente diferenciados.

No Brasil, a tendência de postos com foco no espaço de conveniência é bem representada pelo novo empreendimento do Habib’s, que está abrindo seu primeiro posto de combustível agregado a uma unidade da rede de restaurantes italianos Ragazzo, do mesmo grupo.

A palavra-chave aqui é diferencial pela excelência.

Ao invés de ter simplesmente uma loja de conveniência, tenha algum negócio que possa ser impulsionado pelo grande fluxo de pessoas e, ao mesmo tempo, tenha seu faturamento impactado através de uma maior fidelização de clientes através desse segundo atrativo.

Falando em loja de conveniência…

Uma das formas de aumentar a receita das lojas de conveniência nos postos é a adoção de um sistema de drive-thru. Essa tecnologia aproveita o fluxo de clientes em um posto e permite que eles comprem no espaço de conveniência sem precisar de uma vaga para estacionar e sem gastar tempo além daquele investido no abastecimento.

2. Sistema de drive-thru para a loja de conveniência

tendências tecnológicas para postos de combustíveis
posto com cafeteria drive thru

Falando me loja de conveniência, uma das maiores tendências tecnológicas para postos de combustíveis tem sido a implantação de um sistema drive-thru no atendimento ao cliente.

Além da vantagem de oferecer mais comodidade para os clientes, tem a vantagem de não demandar nenhum grande investimento extra para a adequação da estrutura física do local.

A tecnologia aplicada se resume à sinalização especifica e uma maior eficiência do sistema de ponto de venda.

3. Sistema de fidelidade automatizado

Não é um exagero dizer que os postos são paradas obrigatórias para carros. Qualquer veículo precisa de combustível para rodar e de tempos em tempos necessita reabastecer.

Uma maneira de tentar garantir a preferência desses consumidores é implantar um programa de fidelidade exclusivo para postos.

Provavelmente você se lembra daqueles antigos sistemas de fidelização, onde a cada retorno ao posto o cartão do cliente recebe um carimbo ou assinatura e recebe um desconto ou produto ao cumprir determinado número de retornos, certo?

programa fidelidade posto
Exemplo de plano de fidelidade

Hoje em dia isso ainda funciona muito bem, só que de forma muito mais eficiente!

Os melhores softwares de gestão de postos de combustíveis compilam as informações dos clientes, categorizando todos os dados. Esses históricos geram relatórios interessantes, o que permite tomar decisões mais certeiras e cativantes sobre os brindes oferecidos.

Outra grande vantagem é que essa tecnologia garante uma aproximação com os consumidores, possibilitando o envio de ofertas, promoções e pesquisas por meio de e-mails, mensagens e torpedos SMS.

4. Recarga para carros elétricos

Se você quer sair na frente das tendências tecnológicas para postos de combustíveis essa dica é matéria obrigatória.

Embora o grande volume de carros elétricos ainda seja uma realidade distante, esses veículos já estão nas ruas e, assim como qualquer veículo automotor, precisam de reabastecimento.

tendências tecnológicas para postos de combustíveis
Exemplo de reabastecimento de carro elétrico feito em posto brasileiro

Portanto oferecer essa possibilidade para seu consumidor passará uma imagem clara de ser um posto conectado e antenado.

Além, é claro, de tornar sue posto de gasolina apto a absorver uma nova parcela potencial de novos consumidores.

A carga completa de um veículo elétrico pode ser um processo longo, mas já existem tecnologias para cargas rápidas parciais que podem ser oferecidas em postos de combustíveis.

5. Utilização de energia solar

tendências tecnológicas para postos de combustíveis
Posto auto suficiente energeticamente por meio de energia solar

Em alguns países, painéis de energia solar estão sendo instalados nas coberturas dos postos para supri-los com energia elétrica limpa e renovável. E alguns postos no Brasil já estão começando a aderir essa tecnologia.

Além da questão de consciência ecológica, a utilização de energia solar no posto é um investimento que se paga rápido.

Pelas características e dimensões das estruturas físicas dos postos, é possível produzir bastante energia solar e exceder significativamente as necessidades do próprio posto, instalando as placas fotovoltaicas no telhado do próprio estabelecimento.

Se o sistema instalado for conectado à rede, esse excedente pode ser vendido para as companhias de energia elétrica. Ou seja, além de zerar a conta de luz, os postos ainda podem fazer disso uma outra fonte de receita!

Você realmente quer trazer seu posto de combustíveis para o século 21?

Se a resposta for sim, temos uma última dica para você…

O sistema perfeito para você e seu posto de gasolina

automação para postos de combustíveis

Nós, da Live Sistemas, como empresa especialista em automação comercial para postos de combustíveis, nos esforçamos para criar uma solução ideal, capaz de entregar todos os benefícios e recursos essenciais para fazer seu negócio dar certo. 

E como mencionado acima. Esse sistema oferece uma gestão completa de clientes, permitindo um controle total e uma maior fidelização de clientes para postos de combustíveis.

Além disso, o sistema oferece desde a emissão de documentos fiscais até painéis avançados e demonstrativos em versão de aplicativo que permite, inclusive, o controle dos preços das bombas direto no seu smartphone.

Essa solução se chama Live Posto e você pode conhecê-lo melhor no vídeo abaixo:

Conheça todos os outros benefícios do nosso Sistema PDV clicando no link:www.livesistemas.com.br/liveposto

Um último recado…

Pronto! Agora é com você! Você está com a faca e queijo na mão para gerenciar um posto de combustível, ou vários, de forma excelente.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido proveitoso e útil para você.

Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários ou clicar na página de contato.

Até a próxima!

Claudio Romeiro

Fundador e diretor comercial da Live Sistemas

Deixe uma resposta

Fechar Menu