Como desenvolver um programa de fidelidade para loja

Como desenvolver um programa de fidelidade para loja

Tudo que você precisa para desenvolver um programa de fidelidade para loja

Nenhum negócio no varejo é capaz de se sustentar sem se preocupar com a retenção (ou fidelização) de clientes.

Afinal, além de “vender para quem já comprou de você uma vez” exigir muito menos esforço, uma carteira de clientes recorrente fará seu faturamento se tornar mais previsível e escalável.

Para se ter uma ideia, atualmente estima-se que é necessário gastar 10 vezes mais em marketing para conseguir um cliente novo em relação a manter um cliente em sua empresa.

Por isso, se você quer aumentar as vendas da sua loja e fidelizar com mais facilidade? Saiba que um programa de fidelidade para loja pode ser o diferencial para o seu negócio.

Um programa de fidelidade para loja é recomendado tanto para quem está começando, quanto para quem já está no ramo há tempos.

Mas como desenvolver um programa de fidelidade para loja que seja de fato relevante e de que forma isso pode ajudar a sua loja?

Mas você pode estar pensando: 

“Programa de fidelidade é sair dando descontos em produtos ou até mesmo produtos gratuitos que geram um gasto desnecessário para empresa, diminuindo a lucratividade do meu negócio?”

Junto com a premiação para o cliente (ou até mesmo em substituto a ela) pode se desenvolver um resgate que fomente os valores dos seus clientes.

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Errado! Um programa de fidelidade, apesar de certo investimento em recursos, gera uma recompensa e impacto muito maior!

O programa de fidelidade (como o nome já diz) fideliza esse cliente a empresa de forma muito mais assertiva, principalmente se for de forma continuada.

4 dicas para fazer um programa de fidelidade para loja

Agora que você já entendeu o quanto é importante um programa de fidelidade para loja chegou o momento de dar dicas de como você pode implementar ele.

Entre essas dicas podemos citar:

  1. Sistema de pontuação simples;
  2. Sistema de pontuação continuada;
  3. Fomente os valores do seu cliente;
  4. Crie um jogo.

Abaixo falaremos sobre cada uma dessas dicas.

 

1. Sistema de pontuação simples

O sistema de pontuação simples é o mais fácil de desenvolver em um primeiro momento pois já é de conhecimento de grande parte da população esse sistema.

Você pode utilizar esse sistema (e os demais da lista) dando para cada cliente um cartão de fidelidade onde ele ‘passa’ esse cartão a cada compra acumulando assim pontos.

Ou você pode cadastrar apenas o CPF do cliente no sistema. Sempre que ele fizer uma compra e ‘passar’ o CPF os pontos são registrados.

Essa segunda opção saí mais barato para empresa, uma vez que a emissão de cartões custa dinheiro, principalmente quando a loja possui grande quantidade de clientes.

O sistema é simples, cada compra acumula uma pontuação diretamente ligada ao valor gasto (por exemplo, para cada 1 real gasto acumula 5 pontos).

Quando atingir determinada pontuação pode-se resgatar por algum prêmio (normalmente um produto da loja). Quanto maior a pontuação, melhor o prêmio.

 

2. Sistema de pontuação continuada

Atendimento ao cliente nota 10
Atendimento ao cliente nota 10

Esse é um sistema um pouco mais interessante e já fisga o cliente desde a primeira compra.

Ele funciona assim:

  • Cada real em compra reverte em uma pontuação;
  • Quando atingi determinada pontuação é liberado determinado prêmio;
  • A pontuação não é ‘gasta’, ela é acumulativa. O cliente continua gastando na loja e acumulando pontos;
  • Existem vários níveis de resgate de prêmios;
  • Quando o cliente resgata o prêmio do nível mais alto, a pontuação zera e o ciclo reinicia.

Para explicar melhor daremos um exemplo.

Digamos que o nível de pontuação escolhida para resgate foi de 500 pontos.

Quando o cliente atingir 500 pontos ele resgata um prêmio. Mas essa pontuação permanece lá.

Quando ele atingir 1000 pontos, resgata outro prêmio. Dessa vez um prêmio melhor que o do nível anterior.

A pontuação máxima nesse exemplo é 5000 pontos. Quando atingir esse nível é resgatado o melhor prêmio do programa de fidelidade.

Após o resgate o programa volta a Zero e o acumulo de pontuação reinicia.

Essa é uma forma de incentivar o cliente a retornar com frequência para a loja. Pois sempre tem um prêmio melhor ‘esperando’ por ele.

 

3. Fomente os valores do seu cliente

 

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Junto com a premiação para o cliente (ou até mesmo em substituto a ela) pode se desenvolver um resgate que fomente os valores dos seus clientes.
Esse também é um bom programa de fidelidade para loja.

Como funciona? Suponhamos que sua loja seja de produtos naturais. Mensalmente sua empresa plantará uma árvore para cada X pontos do programa de fidelidade.

Nesse caso a pontuação utilizada é geral. Ou seja, é utilizado a pontuação total resgatada do programa de fidelidade.

Se a loja for de roupas (outro exemplo), para cada X pontos uma peça de roupa é doada para instituições de caridade.

Se for um Petshop, a pontuação é resgatada em sacos de ração para ONGs protetoras dos animais.

Mais importante que isso, registre esses momentos e publique em suas redes sociais.

Dessa forma seus clientes ‘enxergam’ que o dinheiro que eles gastam em sua loja realmente está dando retorno conforme prometido.

 

4. Crie um jogo

jogo de satisfação cliente

Isso é algo mais atual. É difícil quem tenha um smartphone atualmente e não tenha algum tipo de jogo instalado nele.

Desenvolva um jogo que acumula pontuação para o seu programa de fidelidade. Certifique-se que essa pontuação seja mais ‘difícil’ de conseguir do que quando o cliente compra determinado produto na loja.

O game faz a sua marca ser mais reconhecida e lembrada. O cliente joga e recolhe pontos. Quando atinge determinada pontuação vai até a loja e ‘gasta’ ela em produtos.

Qual a vantagem disso? Dificilmente o cliente gastará apenas o valor de resgate da pontuação.

Por exemplo, em uma loja de roupas X pontos equivalem a 50 reais de desconto. Metade desses pontos o cliente conseguiu no jogo. Ele se dirige a empresa para gastar aqueles 50 reais em peças íntimas (calcinhas ou cuecas).

 

Ai você já conseguiu o que queria, trouxe o cliente para dentro da loja. Lá ele vê uma roupa em promoção, lembra que suas calças estão furadas e etc. Resultado, o cliente sai da loja com 300 reais em compras.

Isso também é muito bom para adquirir novos clientes de outros locais da cidade. Aqueles que dificilmente iriam a sua loja devido a localização, por ser distante da cada dele, por exemplo.

 

Sistema para programa de fidelidade integrado

painel informativo

 

Para implementar um programa de fidelidade para loja você precisa de um sistema que ofereça esse recurso.

Por exemplo, você precisa ter fácil acesso aos dados do cliente, para saber qual é a sua pontuação, resgatar pontos, atualizar cadastro e tudo mais que for necessário.

Melhor ainda se esse sistema for todo integrado, facilitando o acesso de informações de outras filiais e assim por diante.

E nós temos a solução ideal para a sua loja e se chama Live Loja.

Dentre as funcionalidades mais importantes para o seu negócio, se destacam como grandes diferenciais:

Armazenamento em Sistema de Nuvem: gerenciamos uma ou várias lojas sem ter que estar fisicamente presente, sempre de olho no estoque, financeiro e vendas a fim de que tudo possa trabalhar em conjunto.

Painel Informativo: monitoramos seu negócio de olho em obter respostas rápidas com painéis avançados. Na tela inicial do sistema você tem indicadores que mostram de forma intuitiva contas a pagar/receber, horário de pico e vendas.

Sistema Multi Loja: a partir de um único sistema você terá a visão e o controle de todo o seu negócio. Simplificamos seus processos, economize tempo e tenha informações centralizadas e atualizadas.

Cadastro de clientes: você tem total controle de compras histórico de compras e preferências dos seus clientes.

Conheça todos os outros recursos que garantem o sucesso da gestão da sua loja em https://www.livesistemas.com.br/liveloja

Um último recado…

Espero que esse conteúdo tenha sido proveitoso e útil para você.

Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários ou clicar na página de contato.

Até a próxima!

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