6 dicas para fazer sua conveniência de posto bombar

6 dicas para fazer sua conveniência de posto bombar

6 Dicas incríveis para fazer sua conveniência de posto vender muito mais

Você quer saber como fazer a conveniência de posto bombar? Quer aumentas as vendas da conveniência do seu posto?

Se sua resposta foi sim para essas perguntas (ou, pelo menos, uma delas), saiba que veio ao lugar certo.

Aqui vamos ajudar você com dicas preciosas para nao somente fazer sua loja de conveniência vender mais, como também se tornar um verdadeiro imã de clientes e um grande diferencial para o seu posto de gasolina.

Vamos lá?

 

6 dicas para conveniência de posto

Muitos fatores podem contribuir para que as vendas da sua loja de conveniência não sejam satisfatórias.

Porém normalmente os fatores são comuns a outros negócios que vendam produtos semelhantes, como mercados, por exemplo.

Entre as principais dicas que podemos dar estão:

  1. Traga um diferencial
  2. Aposte em produtos de datas específicas
  3. Aposte em combos
  4. Cuide os prazos de validade
  5. Utilize as redes sociais
  6. O maior segredo te todos

Abaixo explicaremos cada um desses itens. Confira!

1. Tenha um diferencial

loja conveniência difericial (1)

O diferencial, provavelmente em qualquer lugar que você pesquisar sobre qualquer tipo de comércio encontrará algo dizendo que é necessário ter um diferencial em relação aos seus concorrentes.

Para a conveniência de um posto de combustível isso não é diferente. O diferencial em relação a conveniência de outros postos deve existir.

Para saber qual o melhor diferencial para o seu caso em questão é sempre bom ter como foco o tipo de cliente que entra na sua conveniência.

De nada adianta você buscar ideias “mirabolantes” porém que o foco seja outro tipo de público.

Por exemplo, se seu posto de combustíveis fica localizado em uma BR e é um posto único, sem filiais, talvez não seja interessante fazer um programa de pontos onde o cliente resgata algum tipo de produto depois de determinado valor.

Um programa de pontos é mais indicado para um posto de gasolina dentro da cidade, onde tenha clientes que retornem com periodicidade.

Para um local de passagem frequente de carros, porém onde poucos clientes passam repetidas vezes, outro diferencial deve ser realizado.

Pense no que o seu público alvo procura, talvez faça uma pesquisa de satisfação para ver o que eles buscam.

Encontre um diferencial que te destaque dos demais.

 

2. Aposte em produtos de datas específicas

sazonalidade postos de gasolina (1)

Datas comemorativas são grandes oportunidades para a conveniência de posto bombar.

Afinal, quem nunca esqueceu de comprar um presente ou lembrancinha e precisa de algo de última hora?

Dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças, páscoa, natal, enfim, todas as datas são oportunidades.

As vezes a pessoa é ocupada demais ou trabalha todos os dias e não consegue encontrar uma loja aberta para comprar um presente pois sempre que sai do serviço elas já estão fechadas.

Mas a conveniência de posto funciona à noite, algumas até mesmo são 24 horas.

Nessas datas específicas procure deixar em evidencia os produtos respectivos, aqueles que tem mais chances de sair. Deixá-los próximos a entrada da conveniência ou caixa é uma boa pedida.

Por exemplo, para o dia dos namorados procure deixar caixas de bombons, ursinhos de pelúcias e demais itens relacionados a ‘amor’ em locais de destaque (camisinhas também entram nesse quesito).

Ainda utilizando esse exemplo, na data específica do dia dos namorados você pode adquirir algumas rosas para venda.

3. Aposte em combos (suas ofertas importam)

combo conveniência posto (1)
Imagem Exemplo

Combo, é só a pessoa ler essa palavra em alguma placa para ela já ter sua atenção atraída para o local.

Aposte em combos dentro da conveniência, principalmente os combos envolvendo alimentação que ocorra no local e veja o seu faturamento aumentar.

Se a sua conveniência vende salgados (pastéis, coxinhas e etc) fazer um combo com alguma bebida pode ser muito positivo.

Por exemplo, supomos que um salgado na sua conveniência seja 5 reais e um refrigerante seja 4 reais, comprando os dois custaria 9 reais.

Agora se você fizer um combo de 2 salgados + 1 refrigerante por 12 reais suas vendas aumentaram bastante.

Isso ocorre pois, na maioria das vezes 1 refrigerante e 1 salgado é o suficiente para uma pessoa, mas quando ela vê o combo e incentivada pelo impulso de compra adquiri 1 salgado a mais.

O seu lucro sobre o produto não será o mesmo, isso é verdade, mas ganhará em quantidade de vendas.

 

4. Cuide os prazos de validade (padrão e controle de qualidade)

validade produto

Conseguir um cliente é algo difícil, mas perder um é muito fácil. Basta um erro para que ele nunca mais volte no seu estabelecimento.

Para a conveniência de posto esse cuidado também deve ser tomado.

O que ocorre com muita frequência é quando chegam novos produtos eles serem colocados na frente dos que já estão mais velhos.

Dessa forma os itens com prazo de validade menor sempre ficam para trás e em muitos casos eles vencem.

Isso é um erro e traz prejuízo para a empresa, mas pior do que isso é o cliente pegar um produto com o prazo de validade vencido.

Se isso ocorrer com frequência, a fama de ‘vender produto estragado’ se espalha rapidamente e você perde cliente.

Para isso não ocorrer você tem duas opções.

  1. Comprar menos quantidade de cada item (ou melhor, comprar na hora certa);
  2. Fazer a rotatividade dos produtos, colocando os com validade menor sempre para frente nas gôndolas.

São atos simples de se fazer, mas que fazem toda a diferença.

 

5. Utilize as redes sociais

redes sociais para varejo

Atualmente é obrigatório que todo estabelecimento tenha ao menos um perfil nas redes sociais.

É por lá que você vai divulgar os seus novos produtos, fazer promoções, dar algum comunicado.

As redes sociais aproximam o estabelecimento do seu cliente, criando um vínculo mais íntimo entre eles.

Experimente fazer sorteios nas redes para aumentar o seu alcance e também o fluxo de pessoas em sua loja.

 

6. O maior segredo de todos: gestão de loja

Não adianta fazer tudo isso sem contar com um sistema que te ajude de fato a gerenciar todos esses processos, e até automatizar alguns deles.

automação para postos de combustíveis

É por isso que nós, da Live Sistemas, como empresa especialista em automação comercial para postos de combustíveis, nos esforçamos para criar uma solução ideal, capaz de entregar todos os benefícios e recursos essenciais para fazer seu negócio dar certo. 

Desde emissão de documentos fiscais até painéis avançados e demonstrativos em versão de aplicativo que permite, inclusive, o controle de estoque, mix de produtos, controle de clientes e até dos preços das bombas direto no seu smartphone. 

Essa solução se chamaLive Posto! E você pode conhecê-lo melhor no vídeo abaixo:

 

Conheça todos os outros benefícios do Sistema mias completo do mercado clicando no link: www.livesistemas.com.br/liveposto

Um último recado…

Pronto! Agora é com você! Você está com a faca e queijo na mão para gerenciar um posto de combustível, ou vários, de forma excelente.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido proveitoso e útil para você.

Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários ou clicar na página de contato.

Até a próxima!

Claudio Romeiro

Fundador e diretor comercial da Live Sistemas

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