Fidelização de clientes para postos de combustíveis

Fidelização de clientes para postos de combustíveis

Os 3 passos da fidelização de clientes para postos de combustíveis

Estamos em um momento no  qual a tecnologia faz parte do nosso dia a dia e a informação circula livremente.

Por isso, iniciativas de diferenciação baseadas somente no produto (como preço, qualidade e variedade) não são suficiente, pois podem ser facilmente copiadas pela concorrência.

A palavra-chave da vez é: fidelização. E é a gestão estratégica de todos os processos do seu posto que permitirão uma maior taxa de fidelização de clientes para postos de combustíveis.

Mas então, quais são os passos para fidelizar seu cliente?

1º passo: seja atraente 

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Para reter/fidelizar clientes, primeiro você precisa atraí-los para o seu posto de combustível.

E um aspecto fundamental e comum a todo negócio no varejo (físico) é a necessidade de ter um ambiente atraente e que faça o cliente se sentir bem em estar no local.

Dai a necessidade de manter seu posto de combustíveis sempre organizado e bem apresentado. Com os funcionários devidamente uniformizados e com uma sinalização atraente, como banners, placas e até mesmo outdoors que causem desejo e atraiam o cliente.

Fora essas iniciativas no seu local. Pode ser interessante usar estratégias de publicidade e de marketing direto, como panfletagem, anúncios em rádio, TV etc.

2º passo: conquistar

cliente feliz posto (1)

Você já atraiu o cliente para sua loja? Ótimo! Essa é a hora que o jogo realmente começa. É hora de conquistar o cliente.

Sabe aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Pois é.

O primeiro contato com os serviços e produtos do seu posto também é o passo fundamental para a fidelização de clientes para postos de combustíveis.

Quais são os pontos de contato do seu posto de gasolina? Seja o frentista, a atendente ou o mecânico, este profissional deve estar bem treinado e apto a prestar um excelente atendimento ao consumidor.

O que é um bom atendimento?

  • Ouvir o cliente e tentar descobrir como ajuda-lo. Mesmo que no caso de um abastecimento, por mais simples que seja a operação, é importante que se busque cumprimentar o cliente atender suas necessidades de forma educada e ágil;
  • Ser ético e profissional sempre. Manter uma relação de credibilidade e profissionalismo é essencial para a fidelização de clientes para postos de combustíveis;
  • Buscar ser proativo de demonstrar interesse e preocupação com o “bem-estar” do cliente;
  • Realizar a atividade (prestar o serviço) de forma excelente.

Para entender mais sobre atendimento para clientes, vale a pena conferir esse artigo do administradores.com –> Artigo sobre atendimento

Garantido um bom atendimento? Agora é hora de pensar na diferenciação dos seus serviços e produtos.

Nesse ponto, você pode buscar serviços únicos e atrativos. Como por exemplo:

Loja de conveniência ou lanchonete Drive Tour com atendimento rápido e prático, um restaurante diferenciado, lava-jato, troca de pneus etc.

Outro aspecto essencial no que se refere a fidelização de clientes para postos de combustíveis está na facilidade de pagamento e praticidade do PDV móvel que você utiliza no bico.

A melhor forma de conquistar um cliente é tratando-o como único e conhecendo-o. 

3º passo: fidelizar

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Já atraiu e conquistou o cliente? O trabalho não acabou! Ainda é preciso manter o cliente constantemente interessado no seu posto.  É aqui que começa a mágica da fidelização de clientes para postos de combustíveis.

Para tanto, algumas estratégias são essenciais:

Cartão Fidelidade – Crie um cartão fidelidade e faça a promoção de a cada abastecimento será contada a quantidade de litros e quando alcançar um valor X de litros o cliente ganha uma lavagem.

Selo para clientes Vips – Crie um selo para colar no para-brisas do carro do seu cliente vip (aquele que consome em média de 200 litros mensais, que paga em cheque etc.)

Mas é importante dar uma contrapartida com isso. Como por exemplo, esse cliente poderá fazer abastecimentos diferenciados: a prazo no cartão, descontos no valor final do abastecimento de acordo com uma tabela (Encher o tanque – carro pequeno – 3% desconto – carro grande – 5%). Quando a sua lista de clientes vips estiver grande, crie uma bomba somente para clientes vips.

Brindes : você também pode adotar uma política de brindes. Pequenos brindes podem deixar o cliente encantado e voltar sempre a esse posto.

Conheça seu cliente  (Cupom desconto): seu cliente é daqueles que cuidam bastante do carro? Ofereça um cupom desconto na compra de um produto de limpeza para o carro.

Mas para conhecer os hábitos e compra de cada cliente a ponto de oferecer um atendimento exclusivo e pessoal para ele, é imprescindível que você utiliza um sistema de gestão de clientes.

O sistema perfeito para você

automação para postos de combustíveis

Nós, da Live Sistemas, como empresa especialista em automação comercial para postos de combustíveis, nos esforçamos para criar uma solução ideal, capaz de entregar todos os benefícios e recursos essenciais para fazer seu negócio dar certo. 

E como mencionado acima. Esse sistema oferece uma gestão completa de clientes, permitindo um controle total e uma maior fidelização de clientes para postos de combustíveis.

Além disso, o sistema oferece desde a emissão de documentos fiscais até painéis avançados e demonstrativos em versão de aplicativo que permite, inclusive, o controle dos preços das bombas direto no seu smartphone.

Essa solução se chamaLive Posto! E você pode conhece-lo melhor no vídeo abaixo:

Conheça todos os outros benefícios do nosso Sistema PDV clicando no link: www.livesistemas.com.br/liveposto

Um último recado…

Pronto! Agora é com você! Você está com a faca e queijo na mão para gerenciar um posto de combustível, ou vários, de forma excelente.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido proveitoso e útil para você.

Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários ou clicar na página de contato.

Até a próxima!

 

Claudio Romeiro

Fundador e diretor comercial da Live Sistemas

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