Dicas matadoras de vendas para posto de gasolina

Dicas matadoras de vendas para posto de gasolina

7 dicas matadoras de como aumentar vendas para posto de gasolina

 Você quer saber como aumentar as vendas para posto de gasolina?

Se você é dono de um posto de gasolina, certamente sabe que o lucro apenas pela venda dos combustíveis tem um retorno muito baixo.

Isso tem vários motivos, como por exemplo, o teto que o governo impõe no preço final, valores dos concorrentes, gasto com os funcionários e etc.

Então, como ganhar mais, ou seja, lucrar mais com seu gosto de gasolina? A resposta mais simples é: agregando serviços.

Porém surge uma dúvida nessa hora. Quais tipos de serviços devo agregar para ter um maior lucro e uma maior fidelização de cliente?

Descubra aqui com essas dicas de vendas para posto de gasolina.

7 dicas de vendas para posto de gasolina

Muitas são as dicas para aumentar as vendas para posto de gasolina. Aqui vamos listar algumas das que consideramos melhores.

Entre essas dicas matadoras de vendas para posto de gasolina, separamos os seguintes serviços e estratégias:

  1. Troca de óleo
  2. Geometria e vendas de pneus
  3. Conveniência
  4. Lava Rápido
  5. Programa de fidelidade
  6. Aplicativo
  7. Sistema eficiente de gestão e controle de produtos

sim!

Abaixo falaremos sobre cada um desses itens. Confira:

1. Troca de óleo

troca de óleo

Isso é meio padrão dos postos de combustível oferecerem para seus clientes e tem uma demanda muito boa.

O cliente nem sempre tem tempo para sair de casa especificamente para fazer uma troca de óleo e filtro do seu carro ou moto.

Quer chamariz melhor para uma pessoa do que poder fazer várias coisas no mesmo local e poupar tempo?

Ou pior, supomos que o cliente pede para que o frentista de uma olhada no nível do óleo. Esse por sua vez verifica que o nível está baixo ou que o óleo já passou da hora de trocar.

Porém, você não tem uma troca de óleo no seu posto de combustível e o cliente tem que se dirigir a outro local para fazer essa troca.

Muita coisa pode acontecer aí:

  1. Primeiro, você perdeu a oportunidade de vender um produto/serviço que agora outro estabelecimento venderá para o seu cliente;
  2. Segundo, por não ter uma troca de óleo no local, seu cliente pode começar a frequentar outro posto de gasolina. Ou seja, além de perder o serviço você perde o cliente;
  3. Terceiro, tendo uma troca de óleo o cliente pode comprar esse serviço por impulso. Ou seja, ele nem precisa fazer aquela troca de óleo naquele momento, poderia esperar mais alguns km, mas preferiu fazer ali para poupar tempo no futuro.

Invista em uma troca de óleo.

 

2. Geometria e vendas de pneus

geometria dos pneus

Outra coisa que é cada vez mais necessária e pode aumentar em muito as suas vendas para posto de gasolina. Ainda mais com as estradas esburacadas que temos no Brasil.

A Geometria pode ser realizada no mesmo local que é feita a troca de óleo. Assim você pode vender dois produtos ao mesmo tempo também por conveniência do cliente.

O cliente já está disposto a gastar um tempo para trocar o óleo, por qual motivo você não oferece junto uma geometria?

Você pode instruir os seus frentistas a oferecerem esses e outros serviços a todos os clientes que vierem abastecer no posto. Junto com a Geometria, algo comum de se ter é uma venda de pneus. Carros com Geometria ruim ‘comem’ mais o pneu em um dos lados. Sem contar que às vezes só a Geometria já não é mais o suficiente e uma troca de pneus também é necessária.

Faça as contas. Você tinha um cliente que só abasteceria. Agora você tem um cliente que abastece, troca o óleo, faz a geometria do carro e ainda compra os pneus com você.

3. Loja de Conveniência

loja-de-conveniencia

Você pode não ter os dois itens anteriores, mas certamente precisa de uma loja de conveniência no seu posto de combustível.

Muitas vezes o cliente nem precisa abastecer, mas precisa ir ao banheiro ou está com sede/fome e não quer parar em um mercado e pegar uma fila no caixa só por causa de uma garrafa de água e um salgadinho.

Ou ainda, o consumidor nem tem carro, mas passa pelo seu posto de gasolina todos os dias de bicicleta ou  a pé quando vai e volta do trabalho. Essa pessoa pode ter sede e fome também.

Aquele cliente que está esperando concluir a troca de óleo do carro vai esperar aonde?

Resposta: Dentro da loja de conveniência consumindo algo.

Ela é tão vital para um posto de combustível que, atualmente, nenhum deles inaugura sem uma.

Os que já estão no mercado e ainda não tem, estão fazendo reformas para inseri-las, ou deixando de ganhar uma boa grana.

 

4. Lava Rápido

Agua-Lava-Rapido

O Lava Rápido é essencial para quem deseja fidelizar o cliente.

Esse é um gasto que tem retorno garantido em curto prazo.

Você pode cobrar pela lavagem rápida, mas o principal são os brindes que o posto dá para aqueles que utilizam seus serviços.

  • Abasteceu acima de determinado valor em combustível? Uma lavagem rápida de brinde
  • Fez uma troca de óleo? Uma lavagem rápida de brinde
  • Fez uma troca de pneus? Uma lavagem rápida de brinde

Aqui o principal intuito não é obter lucro com as lavagens rápidas e sim fidelizar o cliente no seu posto de combustível.

 

5. Programa de fidelidade

programa fidelidade posto
Exemplo de programa fidelidade posto

A maneira mais fácil de vender é vendendo para quem já é seu cliente. Por isso, o programa de fidelidade é outra excelente forma de vender mais vezes para o cliente.

Você pode fazer um cadastro simples do cliente e sempre que ele consumir algo no posto de combustíveis e inserir seu CPF no cupom fiscal ele ganha pontos.

Quando atingir determinada pontuação o cliente pode resgatar em algum produto, tais como:

  • Determinado valor em combustível;
  • Uma troca de óleo;
  • Uma Geometria;
  • Uma Lavagem Rápida;
  • Produtos na loja de conveniência.

A necessidade de atingir determinada pontuação faz com que o cliente retorne e compre mais vezes.

 

6. Aplicativos

aplicativo posto
Exemplo de aplicativo posto

Um aplicativo é uma boa forma de aumentar as vendas para posto de gasolina.

Nele você pode oferecer uma experiência de compra muito mais completa, por exemplo:

  • Cliente verifica sua pontuação do programa de fidelidade;
  • Adicionar dinheiro no cartão próprio do posto de gasolina;
  • Obter desconto em serviços e produtos realizando o pagamento pelo aplicativo;
  • Fidelizar o cliente que está cada dia mais conectado a tecnologia;
  • Avisar o cliente de descontos e promoções.

Esses são apenas alguns exemplos.

Com certeza você dará um grande passo à frende da concorrência ao aplicar essa estratégia.

 

7. Programa de gestão

automação para postos de combustíveis

Embora administrar um Posto de gasolina não seja uma tarefa nada fácil, a gestão pode ser facilitada através da escolha do sistema ideal.

É por isso que nós, da Live Sistemas, como uma empresa especialista em automação comercial para postos de combustíveis, nos esforçamos para criar uma solução ideal, capaz de entregar todos os benefícios e recursos essenciais para fazer seu negócio dar certo.

Um sistema capaz de atender a todas as suas demandas, desde a emissão de documentos fiscais até painéis avançados e demonstrativos em versão de aplicativo que permite, inclusive, o controle dos preços das bombas direto no seu smartphone.

E você ainda poderá contar com um suporte humanizado e em tempo real!

Essa solução se chama Live Posto!

E você pode conhecer melhor no link: www.livesistemas.com.br/liveposto

 

Um último recado…

Pronto! Agora é com você! Você está com a faca e queijo na mão para gerenciar um posto de combustível, ou vários, de forma excelente.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido proveitoso e útil para você.

Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários ou clicar na página de contato.

Até a próxima!

Claudio Romeiro

Fundador e diretor comercial da Live Sistemas

Este post tem um comentário

  1. Ótimas dicas!

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